"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 62

Eterna Saudade…

     

Caros leitores, estou de luto, para ser sincero ainda hoje não consigo acreditar e dou por mim a acordar sobressaltado com a interrogação “Terá mesmo acontecido, ou foi um sonho?”.

A extinção da Academia de Xadrez do Bombarral retira uma parte importante da minha vida, fico desorientado, sem objetivos de vida, e a pensar nas dezenas, centenas mesmo de crianças que ficaram órfãs e sem lugar neste mundo, podendo mesmo virem a deixar de jogar xadrez com a extinção da Academia de Xadrez do Bombarral.

 

E agora … e agora a quem vou eu dedicar os meus próximos episódios? Com quem poderei eu ser sarcástico? E a enorme perda que é para o xadrez nacional? Com a presença assídua nas provas distritais e nacionais, com os inúmeros torneios organizados que nunca se chegaram a iniciar … mas que importava isso, já os meus pais me diziam que o que conta é a intenção … as saudades dos Festivais do Vinho e da Pêra Rocha, nomeadamente nos dois últimos anos, os discursos inflamados do seu presidente, aquela garra típica das vindimas de “muita parra e pouca uva” …

  

A grandiosidade do clube não se mede só pela grandeza e nobreza dos seus elementos, mas também pelos seus inomináveis feitos, todos aqueles títulos nacionais, distritais e espero não me esquecer dos internacionais, conquistados ao longo dos anos, onde serão guardados agora?

Tenho do seu ex líder a melhor das impressões, ainda me lembro de uma frase dita no fervor da competição, foi algo do género “Vão para a vossa terra!”, e como qualquer homem defensor do seu território assim o faz nessa sua fase terminal da sua carreira.

  

Lanço aqui neste preciso momento uma petição pública que pode ser subscrita em www.volta007.com
(http://cpbombarral.comuv.com/artigos/zeBomba/03/zeBomba22.html)

Para que com a força de todos vocês este histórico clube da Associação de Xadrez de Leiria possa surgir novamente, empolgado pelo número de entusiastas que a isso obrigará!

Estou neste momento a chorar, a dor que sinto é enorme, a tristeza profunda que se abate sobre mim é incomparavelmente maior do que aquela que tive quando cai no outro dia na praia. São lágrimas verdadeiras que espelham o meu estado de alma … já tinha pedido à minha esposa para não me colocar novamente a descascar cebola para os cozinhados.

  

Zé Bomba soube em primeira mão que a equipa da extinta Academia de Xadrez do Bombarral se ofereceu para ir jogar para as Caldas da Rainha, para a Associação Tabuleiro de Cores … mas não conseguiram nem mesmo neste clube onde até os cães, os periquitos e outros se podem federar … SANTO CAVADAS!!!

 

A 2ª Taça Nacional das Associações

Conto voltar a este tema lá mais para a frente, mas não posso deixar de dar aos meus leitores a minha primeira visão sobre este marco histórico.

Há por aí algures um clube que eu não sei quem é, e longe de mim fazer o leitor pensar em algum clube em concreto, até porque gosto muito de ser isento, imparcial e nada sugestivo.

  

Bem, dizia eu …que existe um clube que em dois sorteios onde se isenta um clube oferecendo o acesso direto às meias finais na proporção de em 6 bolinhas tiramos 2 isentas e não é que esse clube consegue ficar isento nas duas vezes que houve sorteio?

Nada de especulações desse lado caro leitor, para que não fique com qualquer dúvida, deixo aqui a foto do sorteio!

  

Não faço a mais pequena ideia de quem foi o outro clube sortudo mas isso também não interessa nada! 

 

Por isto e por muito mais, porque o sonho comanda a vida, porque o homem tem ideias que revolucionam a humanidade, aqui fica a minha homenagem neste episódio ao idiota (ao homem das ideias)!

 

Até Breve Caros Amigos!

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

www.000webhost.com