"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 59

Taça CPB

O episódio de hoje é dedicado à 6ª Taça da Associação de Xadrez de Leiria e pretende não só homenagear os vencedores como também poupar no futuro algum trabalho organizativo à Associação de Xadrez de Leiria.

Comecemos desta vez para variar pelo princípio, sim porque o final é sempre o mesmo e torna-se um pouco repetitivo e monótono falar sempre do mesmo, então vamos ao princípio.

A Taça ALX desta vez teve 4 participantes, aos três do costume juntou-se o clube organizador, ainda se colocaram algumas dúvidas sobre a sua participação, mas jogando em casa deve ter ajudado um bocadinho.

  

No discurso inicial o presidente da AXL Mário Canaverde fez votos para que desta vez a Taça fosse ganha por um clube diferente do habitual, para ver se os tradicionais vencedores paravam de se gabar, discurso esse virado sobretudo para a equipa da casa, o Sport Operário Marinhense … e não é que quase acertou em cheio? Esteve perto, pertíssimo mesmo, antes da primeira ronda o SOM mantinha-se na luta ex-quo com a CPB disputando taco a taco a competição. Não fosse a competição ter começado e os desejos do presidente ter-se-iam realizado!

Uma menção também muito especial e honrosa para o seccionista da equipa da casa, o Sr. Mário Carvalho por toda a organização e competência demonstrada na competição, o que fez com que a mesma decorresse normalmente.

Apenas surgiu um pequeno aparte sem importância, que foi protagonizado pelo mesmo ao questionar José Cavadas sobre qual o custo para o SOM de dar uma falta de comparência num dos tabuleiros na ultima ronda, refira-se por outras palavras … qual seria o custo da coima.

A Falta de comparência seria dada pelo próprio, segundo disse “porque já tinha feito dois jogos, era o suficiente…”

Zé Bomba quer manifestar aqui o total seu apoio ao receio demonstrado, e compreende a apreensão da presença ou não no último jogo, o adversário era de peso!

  

Achamos que ao invés da Taça da Associação de Xadrez de Leiria andar sempre a mudar de nome, deveria chamar-se Taça CPB em homenagem ao melhor clube do distrito. Também temos duvidas se a competição se devesse realmente realizar, ao invés da AXL andar a gastar dinheiro em troféus, homologação de provas, e em preencher fins de semana que poderiam servir para a pratica do xadrez, deveria comprar apenas um troféu, colocar o nome da CPB e entregar directamente o troféu.

Vêem, que é amigo? Sempre a pensar nas poupanças para o distrito!
Claro que a proposta não é inocente, o Sr. João Santos já se queixa de falta de espaço para colocar os troféus que a CPB vence.

 

TAÇA DAS ASSOCIAÇÕES – ACESSO CONDICIONADO

 

Pelo segundo ano consecutivo a CPB vai ser o representante da Associação de Xadrez de Leiria na Taça Nacional das Associações. Percebo que os nossos leitores estejam habituados aos Tri, aos Tetra e aos Penta e por isso se questionem do porquê de ser apenas pelo 2º ano consecutivo? … É que a prova é uma “Prova Bebé” vai ainda apenas na segunda edição.

Fica aqui uma questão com direito a uma T Shirt do Zé Bomba para o leitor que se aproximar mais nesta questão. O representante da AXL na Taça das Associações que não a CPB, estrear-se-á em que ano nesta prova, antes ou depois de 2025?

 

A Manta vai crescendo…


 

 Prémio “Diarreia Mental”

Em vez do habitual prémio “Beleza” que consta em muitos torneios para premiar o aspeto artístico de um jogo, hoje decidimos atribuir o prémio “Diarreia Mental” para relembrar aqui uma derrota de um pupilo meu na Taça AXL … não vou divulgar o nome do vencedor, mas não será difícil de adivinhar, só dois deles é que perderam. Não havendo nada de interessante para comentar em relação à disputa da prova temos de nos virar para outros assuntos!

 

Posição 1:
A posição típica de um jogador da CPB, ou seja a sair da abertura com material a mais e consequentemente ganho.

Posição 2:
Vou trocar as torres, dominar a coluna etc e tal

 

Posição 3:
Ok pá aceito a tua troca, sobreviver uns lances frente a um jogador da CPB já é um feito louvável.

Posição 4:
É pá!!! Levei um cheque, o melhor é fugir com o rei!
Df1+ Rg3 e Tc3 parece tranquilo … onde esta o WC?

 

Parabéns ao meu Pupilo Campeão

 

Até para o mês que vem… e que mês!

 

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

www.000webhost.com