"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 51 

“Tabuleiro Colorido”

O episódio de hoje é dedicado a um dos baluartes do distrito e do xadrez nacional!

Não estamos a falar de um clube qualquer, estamos a falar apenas e só do clube com maior número de filiados do país, e já vai pelo segundo ano consecutivo com semelhante distinção! Prevê-se que pelo ritmo das inscrições toda a população Caldense esteja devidamente filiada por volta de 2019 a manter-se o ritmo alucinante das inscrições.

Fui por isso investigar este fenómeno, com o intuito de poder importar este conceito para a Academia Zé bomba, nada como aprender com os melhores!

Decidi começar por algo fácil, a observância dos resultados da equipa.

Os Coloridos terminaram a época transacta em 6º lugar da sua série da terceira divisão, tendo sido despromovidos ao campeonato distrital … mas desenganem-se aqueles que pensam que este foi um momento negativo na vida do clube! Não! Foi um puro momento de gestão, há que guardar recursos, não interessa estar a despender verbas em deslocações quando ainda existe uma forte percentagem de habitantes na cidade por filiar!

 

O primeiro tabuleiro da equipa transferiu-se esta época para o Sporting Clube de Portugal, o que atesta a excelência da formação que se pratica neste clube! Em breve teremos alguém a ser transferido para o Real Madrid... sugere-se por aí que algumas entidades locais já escolheram o nome do jogador que querem exportar rapidamente … peço desculpa mas não me ocorre de momento o nome!

    

Na corrente época disputaram o campeonato distrital e também a Taça da Associação de Xadrez de Leiria, onde obtiveram uma performance que atesta a consistência do projecto. Nada mais, nada menos do que 5 resultados iguais, não me recordo momentaneamente qual o resultado em questão, mas isso também não interessa! Até porque enquanto decorria o campeonato já o clube filiou mais 17 jogadores!

Na 4ª Ronda da Taça AXL o clube apresentou aquilo a que se pode chamar, dificuldade na escolha! Dos 151 jogadores federados havia que seleccionar um bom primeiro tabuleiro, face á dificuldade da escolha pelos inúmeros candidatos, a escolha não chegou a tempo... (precisa-se urgentemente de reforços nas áreas técnicas), como consequência desta dificuldade a equipa apresentou falta de comparência no seu primeiro tabuleiro. Os clubes do distrito roem-se de inveja perante tamanha quantidade.

Vamos continuar a nossa análise e passemos agora para mais um momento que demonstra a vitalidade do clube, a realização do I Torneio FIDE de Caldas da Rainha, com prémios monetários e tudo!

Atente-se ao regulamento

O I Torneio FIDE Hotel Internacional de Caldas da Rainha, por convite a um mínimo de 25 jogadores pré-determinado

Sendo confirmada a presença de jogador por entrega de 20 € (preferencialmente em cheque cruzado não à ordem, que será devolvido em caso de inscrição insuficiente em número de jogadores) à Associação Tabuleiro de Cores.

A entrega de valor é requerida pela disponibilidade de sala gratuita por parte do
patrocinador Hotel Internacional a I Torneio FIDE em Xadrez, (que tem valor de
serviço associado) e em que é necessária vinculação estrita dos participantes a
actividade desportiva.

Cada clube deverá apresentar um relógio digital por cada dois jogadores inscritos

 Taxa de inscrição: 20 € (vinte euros) com direito a Jantar em 30 de Março de 2014
no Salão Millenium do Hotel Internacional.
Terão direito a participação cinco jogadores da Associação Tabuleiro de Cores com
isenção de pagamento de taxa de inscrição
Todas as taxas de inscrição serão redistribuídas como prémios monetários ao I Torneio
de Xadrez FIDE Hotel Internacional de Caldas da Rainha.

Será à Direcção do Hotel Internacional e à equipa de arbitragem em 15 de Março de
2014, a disponibilidade de todos os intervenientes na participação do I Torneio FIDE de
Caldas da Rainha e em que não existindo disponibilidade de organização da prova serão
devolvidos sob compromisso de honra o valor das inscrições recebidas em carta
registada aos jogadores inscritos pagantes.

Perceberam? Não? Pois … por isso jogam num clube de pequena dimensão e não nos “Coloridos”!!! É muito á frente!

O Torneio será fechado a 25 jogadores. A direcção da prova lamenta mas não existe capacidade logística na cidade para suportar um clube desta dimensão. Assim participarão 5 jogadores locais e 20 convidados… a pagar. Suspeita-se que poderá existir alguma dificuldade na escolha de 5 entre 151, por este facto poderão não existir mais do que 3, mas como devem perceber o tempo não dá para tudo!

A propósito entretanto acabou de se filiar o Manuel Risoto, o arrumador de carros da zona hospitalar.

Estamos agora em directo deste grande torneio, mais um sucesso do xadrez nacional, do clube e da cidade, as bancadas estão completamente esgotadas, o calor humano é impressionante, vamos então entrevistar algumas pessoas que se encontram na bancada:

Repórter ZB: Bom Dia! Esta a gostar do Torneio?

Dona Gertrudes: Estou estou! Estou impaciente, os rapazinhos estão a pensar muito, isto esta muito demorado

Repórter ZB: Está a torcer por que jogador?

Dona Gertrudes: Por aquele menino ali de amarelo, é meu neto, aliás lá em casa somos 17 jogadores de xadrez, todos filiados!

Repórter ZB: Ena!!! Que família apaixonada pelo xadrez, e eles não vem assistir?

Dona Gertrudes: Devem estar a chegar mas isto nunca mais acaba…

Repórter ZB: Mas é suposto eles virem depois do torneio terminar?

Dona Gertrudes: Sim, mas estou cada vez mais impaciente, isto está demorado, vou enviar-lhes uma sms a dizer isso mesmo, é que mal acabe o jogo o diretor do torneio oferece o jantar!

Repórter ZB: Ora viva, esta a gostar do torneio?

Lurdes Pimpolho: É muito bonito, as letras, os números nos tabuleiros, os quadradinhos são iguais em todas as mesas, ora jogam as brancas ora jogam as pretas, eu nem sei como eles não se enganam, eu por exemplo de certeza que ao fim destas horas todas acabava por jogar duas vezes seguidas com uma cor ou outra. E os cavalinhos? São cavalinhos não são? Acho que não são burros! Aí são tão giros, já os relógios não concordo muito com isso!

Repórter ZB: Não concorda com os relógios? Então porquê?

Lurdes Pimpolho: Noto agressividade nos miúdos, torna-os violentos, ora veja a força com que eles batem nos relógios, acho que isso está mal, para alem disso bastava um relógio gigante colocado no meio da sala por onde todos se pudessem guiar.

Repórter ZB: Tem familiares a jogar o torneio?

Lurdes Pimpolho: Não, mas lá em casa até o Bobby está federado, adora xadrez! Aquele malandro tem a mania de roer a Rainha, é uma tara que o bicho tem, vá lá saber-se o porquê!

Enquanto eu finalizei este artigo mais 6 filiações ocorreram, a FPX e a AXL obviamente agradecem.

Aguarda-se com expectativa a vinda do presidente da FPX que deve estar curiosíssimo para poder vir observar este caso de sucesso e para o poder expor á comunidade xadrezista nacional. O Governo não quererá abrir o noticiário com esta notícia de mais um caso de sucesso no nosso país?

Entretanto …

O GD Dias Ferreira atingiu o primeiro lugar. Aproveitaram-se da nossa distracção com o torneio FIDE, ai… mas não esperam pela demora! Deixem-me conquistar o patrocínio do Toffee Crisp e vão ver, até fazem bicha para se federarem!

Ps: O Episódio 50 será muito especial para mim, pelo que passei do 49 para o 51 … o 50 há-de chegar com grande pompa e circunstância, até lá!

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

www.000webhost.com