"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 39

“Uma equipa um pouco abixanada, mas Campeã!”

Estou a ficar preocupado, o site da CPB que sempre se preocupou em mostrar-nos artigos interessantes sobre xadrez, parece ter mudado de rumo, parece-me estar a ficar abichanado!
São vários os sintomas daquilo que vos falo caros amigos, mas o ultimo sexy chess foi a gota de água! Gajos nus? Então a rubrica mostrava um critério sóbrio e unicamente relacionado com o xadrez, mostrando as beldades mundiais que apreciam o nosso jogo e agora edita uma edição á qual chama “Edição Especial” onde coloca gajos nus, com um tabuleiro de xadrez por perto apenas para disfarçar? Não me conformo! Se a intenção era a de mostrar ao mundo a beleza masculina, teria sido muito mais simples chamarem aqui o Zé Bomba para uma sessão fotográfica. Um homem culto, bonito, que joga xadrez nas horas, … agora aqueles piços? NÃO ME CONFORMO!

whatchilliwants106-vh100013.jpg receita-peixe-assado-legumes.jpg bebes_necesitan_beber_agua.jpg

Mas como eu referi isto foi apenas a gota de água, o meu descontentamento desta viragem á esquerda, (esquerda traseira diria eu) já vem de trás … acompanhei a gloriosa caminhada da minha equipa no rumo á lua, isto é, na sua brilhante, magnifica, deslumbrante, epopeica, apoteótica, histórica (caso o leitor se lembre de mais adjectivos enquadráveis, por favor não hesite em enviar-nos um email para cpbombarral@gmail.com) … rumo ao título de Campeão Nacional da 3ª Divisão.

Depois da vitória na Série E da 3ª Divisão, da conquista da 3ª Taça AX Leiria e da consagração como campeões nacionais, os meus meninos apenas falharam o objectivo de vencer a Taça de Portugal … mas cá estamos á espera que Vale de Cambra tenha a coragem de assumir a sua sorte no evento e se digne a propor um Match contra a melhor equipa do ano!

Chegados a Matosinhos, ou será a São Mamede de Infesta? ou ao Porto? … Acho que o que divide as localidades ali para aquela zona é o código postal, que por sinal nem no GPS vinha. Ao contrário do habitual, os meus pupilos não foram para as sandes de leitão e cerveja á caneca … não! …Foram comer peixinho com legumes … estava dada a indicação de que algo de anormal se estava a passar. Tive para telefonar imediatamente para o nosso capitão, mas decidi que poderia estar a precipitar-me, afinal a viagem foi longa e aquelas cabecitas poderiam vir desreguladas. E para beber? Aguinha natural sff … as minhas suspeitas agravaram-se!

 

Nos Quartos-de-final os meus pupilos espetaram chapa 4 ao Ateneu … cheguei a temer o pior depois daquela espécie de refeição, mas suponho que o vinho do Bombarral ainda corria em % superior no sangue dos meus meninos, do que aquela coisa transparente e sem sabor á qual os humanos atribuem o valor de servir para tomar umas banhocas e não para ingerir.
Seguiu-se algum repouso nos quartos, com um dos nossos GM´s a não largar o pc, jogava, voltava a jogar, via variantes, enquanto os outros descansavam … o cérebro do nosso Joker é um case study a nível mundial, consome apenas 4 horas de sono ás 24! Já em relação á cerveja os consumos disparam para níveis bem mais elevados! Á Homem!

E ai vinha o jantar … GG, Konsta e RPais mostraram logo ao empregado da mesa quem eram e de onde vinham, vinho e cerveja para a mesa, finalmente parecia que pelo menos 3 dos 6 já mostravam sintomas de recuperação rumo ao seu estado normal. Já R Evangelista, André Pinto e António Severino bebiam algo transparente, ou divertiam-se com uma bebida esquisita, parecia um jacuzzi e dizia Cola Light uiiii que bicheza, ainda faltava recuperar 3, isto estava difícil, tenham juízo homens, isto é a CPB!!! A falta que faz aqui o Capitão para impor respeito, até o andar deles me parece diferente, ou continuam a virar á esquerda arredondada ou fui eu que já bebi um copo a mais.

E aí vinham as meias-finais, frente é equipa de Estarreja, cidade que há bem pouco tempo atrás era considerada como a mais poluída do país, muito devido ao ar que respiram. Ao contrário do campo e da paisagem bombarralense onde as únicas coisas esquisitas que se respiram advêm dos incêndios nas plantações de cannabis. Para uns poderia ser a desforra da eliminação da Taça de Portugal, para outros (nós!) poderia ser a indicação de que não há duas sem três 3 e que para o ano na 2ª divisão repetiremos a dose …. E assim foi, 3-1 com a equipa adversária a praticamente não passar do meio campo.

Estávamos apurados para a final, mas mais importante do que isso, estávamos com a moral em alta para o momento do fim-de-semana, a aguardada noitada Portuense, neste caso Gaiense, agora sim … recuperarei os meus 3 pupilos que ainda a estavam a bater mal por causa da viagem.
Dos 6 magníficos houve alguém que precisou de um livro de instruções que estupidamente não ofereceram á entrada do hotel, para que os clientes pudessem diferenciar um bidé de uma sanita! Vêem? Eu avisei! A Água já está a produzir graves efeitos sobre os meus pupilos!

imagesCAWH01QT.jpg BID_CE~1.JPG Wild-Berry-Caipiroska1.jpg

Chegados ao “Bebedouro” junto ao Rio Douro e com o carro arrumado á Bombarral, lá fomos nós. O Critério de escolha do bar foi simples e o do costume, contasse o número de meninas dentro do bar e o que tiver mais é onde entramos … não que precisemos de grandes ajudas neste campo, mas gostamos de escolher. Se bem que para além deste critério gosto muito do critério “álcool barato”. Por hoje deixei-os escolher, afinal de contas os meus rapazitos estavam na final.

E vejamos agora algo que toma as proporções de escândalo, que já reportei ao meu Capitão e espero por medidas punitivas urgentes para os meus pupilos em questão, eu até posso aceitar levar uma chapa 3,5-0,5, posso perceber que alguém se engane e em vez de tomar banho beba esse liquido, agora o que se passou foi demais e eu não admito que se ponha em causa o prestigio de anos e anos de história e tradição!

Dois dos meus pupilos pediram um cocktail metropolitan ….ui só pelo nome se via logo o que dai poderia advir … chega á mesa uma bebida que se consumia num único gole, na minha terra aquilo chama-se um shot e não custa mais do que cinquenta cêntimos, com o módico preço de 12€ e com sabor a framboesa … eu aqui não me posso conter, para alem de otários ao deixarem-se roubar ainda bebem coisas gays dando uma paupérrima imagem da CPB pelo país fora. Honra aqui seja feita a um dos meus pupilos que ao provar aquela bodega mandou vir um vodka simples para acompanhar, mesmo assim não escapa às minhas críticas de otário!

Do outro lado da mesa pedem-se caipiroscas com sabor a frutos silvestres, ui ui ui isto está pior do que eu pensava, afinal pensava que tinha recuperado 3 para o caminho certo e afinal estão todos variadinhos da cabeça. Caipirosca? Uma bebida com 90% de gelo vulgo água e ainda por cima com sabor a frutos silvestres? Tenham cuidado, sem darem por isso podem começar a abanar o rabo ao andarem tal e qual como as senhoras!

Depois desta desilusão, desta vergonha, desta desonra … meu caro capitão não sei se a probabilidade de nos virmos a sagrar campeões nacionais consegue apagar a dor que sinto no meu coração … troco esse título por um barril de cerveja e obrigo os meus pupilos a horas extras dentro do mesmo!

op-stop.jpg psp_operacao_stop_lisboa3_lusa.jpg 14731.jpg

E aqui estávamos nós de saída da noite, vulgo 3am, o nosso condutor vinha bastante sóbrio e responsável … conforme demonstra o episódio seguinte … ao aproximarmo-nos da Ponte Dom Luís alguém no banco de trás gritou...”Policia á frente!” o condutor auto confiante começou logo por bater com o pneu traseiro num passeio, e pimba estava dado o mote para que o Sr. agente manda-se o carro encostar. A seguir ao tradicional boa noite por parte da autoridade eu avisei-o logo de que não dávamos autógrafos antes da festa. Mas afinal o Sr. Agente queria era mandar o condutor soprar numa espécie de palhinha … uiiiii se os meus pupilos já andavam um pouco abixanados, as autoridades também não ajudaram em nada … e assim foi, após as caipiroscas o aparelho marcou de álcool 0.00%. Disse ao Sr. Agente que isso não era possível e que era uma desonra para as nossas gentes, o aparelho devia estar estragado! O Sr. Agente disse que não, que eram da melhor tecnologia que existia e da mais fiável no mundo. Ora pedimos um comprovativo e voltamos ao Bar a reclamar que nos tinham enganado e não nos tinham servido álcool!

Após uma noite mal dormida, e após um glorioso espectáculo ao pequeno-almoço! Finalmente um dos meus pupilos comporta-se “Á Homem” e no fim do pequeno-almoço apresenta uma autentica Torre Eiffel de pratos e de copos! Estava dado o mote para o regresso á normalidade, bom sinal para a Final! Como disse uma vez alguém do Futebolês as finais servem para se ganharem e assim foi!

 

Caro Capitão venho por este meio solicitar-lhe que puna exemplarmente o nosso novo pupilo que tarda em perceber o espírito do clube como a seguir se demonstra:
Após o empate entre André Pinto e Paulo Costa, este último queixa-se da coluna, ao que o nosso pupilo massagista se apronta para ajudar … até aqui tudo bem … seria uma excelente visão táctica. Chegados ao quarto e com o homem ali deitado, então não é que o nosso pupilo saca da massagem em vez de aproveitar a oportunidade de eliminar de vez um provável obstáculo para a 2ª divisão da próxima época?

Seguiu-se um bom almoço de Leitão e Vinho com um empate 3-3 entre os batateiros pála pála e os paliteiros, agora sim … parece que tudo regressou á normalidade!

 Sexy Chess “Edição Especial”  

  

 

  

 

 

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

000webhost logo