"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 22

 

Hoje vou revelar-vos uma estória caricata passada no Bombarral, tão caricata que o título deste episódio só virá no fim e não no princípio como normalmente acontece.

Certa noite, estávamos nós a disputar o nosso campeonato de rápidas, quando um vulto foi visto perto da secção de xadrez do nosso clube.
Uma rápida sombra que depressa se eclipsou, curiosos fomos espreitar, mas a noite de nevoeiro apenas nos permitiu ver isso … um vulto que corria e já ia distante.
Interrogámo-nos, quem seria àquela hora? Algum larápio? Algum espião? Um simples curioso? … estranho, decidimos esquecer por breves momentos este episódio e voltarmos para o nosso torneio, quando reparámos num envelope caído mesmo á entrada.

Não vinda identificado nem endereçado, decidimos abrir … continha um pequeno papel que dizia:

Círculo de Cultura Musical Bombarralense – identifica qual o numero e encontrarão a primeira pista

Ora bolas, são só letras, a que numero se referirá isto?
36 o numero de letras? Disse o GM Alexandrino … devem estar a dar-nos mas é musica lembrou o GM Artur Bernardes! … Bem, Circulo poderá ser a pista para o número Zero, lembrou o experiente GM Sérgio Evangelista!

E agora o que fazemos nós com apenas uma pista?
Olhem já que ganhei isto das rápidas para não variar, relembrou sorridente o GM Batalha, que tal irmos ao Circulo de Cultura Musical beber um cafezito, talvez apareça por lá algo interessante! Todos acederam e lá fomos nós.
Chegados ao local, Saíam 11 cafés por favor! Estava frio, o café soube bem, o GM konsta, estava a enrolar o seu cigarrito, enquanto o seu café ia arrefecendo … desafia o GM Ricardo Pais para um snooker á melhor de 1, o que é prontamente aceite! Konsta abre e coloca logo uma bola das listadas, já se vê o seu sorriso, como que a dizer “Está no Papo”, de seguida enfia a branca em mais um dos seus efeitos … só ao seu alcance … tem de sacar bola. Ao meter a mão no “buraco” para tirar a sua bola, eis que toca em algo … é pá, acho que está aqui uma nota de 50€ … puxa para cima, não era uma nota, era mais um envelope misterioso, igualzinho ao que tínhamos recebido á uma hora atrás … abre abre diz o GM Ricardo Evangelista, deixa ler …, e começa a ler em voz alta

Aqui forma-se! Aqui ensina-se! Aqui aprende-se! Como na Matemática! – Identifica qual o numero e encontrarão a segunda pista, segue para a biblioteca e encontrarão o derradeiro numero

Bem se baralhados estávamos, baralhados ficámos … aqui forma-se? Ensina-se? Aprende-se? … Sim é verdade, aqui deve ser o local ideal para se aprender musica relembra o GM Hélder Barros… mas o que é que isto tem a ver com qualquer coisa? …
Já íamos para desistir quando numa porta vemos um cartaz que nos chamou á atenção … um cartaz de xadrez, que dizia “AXB Aqui forma-se, aqui ensina-se, aqui aprende-se” … bem já era qualquer coisa … batemos á porta e nada, tentámos abrir mas estava fechada. Já sei diz o GM da Matemática Guilherme Gaboleiro, lembram-se certamente de que em Matemática 0 = Mentira 1 = Verdade, pelo que presumo que a 2ª pista seja um zero! Estávamos incrédulos, zero zero eram as duas primeiras pistas, isto não dava com nada.

     

Bem pessoal, hoje é 6ª … 23.40 … a biblioteca está fechada … lembrou o GM António Severino. Mas a curiosidade era enorme … vamos só lá dar um saltinho, pode ser que uma janela aberta … um novo envelope … qualquer coisa nos indique o caminho.
Lá fomos nós a cantarolar “ O Orgulho do Oeste Somos Nós! Somos Nós! “, chegados á biblioteca … nem envelopes, nem janelas ou portas abertas, muito menos pessoas, apenas um enorme cartaz que dizia “ Amanhã na Biblioteca ás 10h, um conto contado por Gigi Brinca – A Branca de Neve e os     Anões”. É pessoal, alguém arrancou do cartaz o numero 7, disse o atento seccionista o GM João Santos … Bem observado dissemos em coro! Só pode ser a pista!!!! É a Pista! É o sete, já temos os três números pessoal!!!!! 007

Seria o famoso 007 que nos esteve a espiar? Quem será este 007 do Bombarral?

Para este honroso clube, digno do nosso maior apreço, que já bateu, bate e baterá todos os recordes nacionais, fica aqui a nossa devida homenagem!

“ 007 – Ordem para Perder “

 Clique aqui se ainda não adivinhou >>>>>>>>>>>>>>>>>>

 

Assim nasce um clube, assim nasce uma alcunha, um mito, uma história, uma marca, …. Serás sempre relembrado por isto meu caro James Bond!!!

(Serve o presente episódio de resposta ao encontro de 3º grau entre carlos baptista e Rui Batalha recentemente realizado no Cadaval)

No Próximo número, daremos espaço ás ideias que um grande senhor tem para o xadrez nacional, e onde se revelará como candidato á presidência da Federação Portuguesa de Xadrez!

 

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

000webhost logo