"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 13  

Programa de Rádio “Mundo do Xadrez” 

Boas, hoje vão acompanhar em directo o meu programa de Rádio, o mais famoso do momento, um amplo fórum de debate nacional, sobre o Xadrez. O Programa chama-se “ Mundo do Xadrez ” e vai para o ar todas as Quartas Feiras em 69.96 FM na Rádio Zé do Oeste do Zé. 

       

O tema de hoje é: “Torneios pagos ou gratuitos?” 

Zé Bomba:

Parece que já temos um participante no ar, então Boa Tarde!

Ouvinte:

Boa Tarde Zé Bomba, finalmente consegui participar!

Zé Bomba:

Não é fácil, é verdade, parabéns! Então o que nos tem a dizer sobre o tema de hoje?

Ouvinte:

Meu Caro Zé Bomba, eu vou ser muito rápido, muito conciso e muito breve. E, pelo sim pelo não, vou ser um bocadinho sintético, também. Porque há ouvintes que ligam para cá e perdem-se em prolegómenos e contextualizações que não servem para nada, em vez de irem ao cerne da questão e deixarem falar os outros, que também têm direito. Fica uma pessoa ás vezes horas e horas á espera que um palerma esteja para aqui a desbobinar um grande relambório sem interesse nenhum. Isto é como diz o outro: eles falam, falam, e não dizem nada, não é? Eh, eh, eh. Estou?

Zé Bomba:

Sim sim, estamos a ouvi-lo.

Ouvinte:

Ah. É que por momentos fiquei sem o ouvir. É capaz de ser do telefone, ou assim. Já me tem acontecido o mesmo em conversa com malta amiga. Estes telefones novos... Dava um tema para o vosso programa, um dia destes. Ora bem, é a segunda vez que participo no Fórum “Mundo do Xadrez”... Ou é a terceira? Não, minto, é a quarta. Assim é que é. Só que uma das vezes eu cheguei a entrar no ar mas a chamada caiu. Ficou só aquele pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, pi, Por isso, não sei se conta.

Zé Bomba:

Pois...

Ouvinte:

É capaz de não contar. Pronto, é só a terceira vez que participo, digamos assim. Vou então explanar a minha opinião. Ora bem, antes de mais nada, muito boa tarde ao auditório.

Zé Bomba: Muito Obrigado pela sua participação, terminou o seu tempo, passemos então ao próximo ouvinte. 

     

Zé Bomba:

Viva, muito Boa Tarde!

Ouvinte 2:

Sr. Zé Bomba, é para dizer que sou contra!

Zé Bomba:

... Então porquê?

Ouvinte 2:

Qual é o tema de hoje, Sr. Zé Bomba?

Zé Bomba:

É a questão de se pagar ou não para participar num torneio de xadrez...

Ouvinte 2:

Pois, sou contra. Eu queria era falar sobre as reformas e o campeonato nacional de veteranos, que era o tema da semana passada. É que sou reformado...

Zé Bomba:

Lamento, mas o tema de hoje é “Torneios pagos ou gratuitos?”. Tem opinião sobre este tema?

Ouvinte 2:

Hum... Tenho, tenho.

Zé Bomba:

Diga, então...

Ouvinte 2:

Hum... Os torneios... estão... muito mal. Quase tão mal como os reformados. Eu sou reformado e tenho uma reforma de miséria.

Zé Bomba:

As reformas eram parte do tema da semana passada, hoje são os torneios. Se não tem opinião sobre o tema, terei de passar a outro ouvinte.

Ouvinte 2:

Não, não, eu falo sobre os torneios. A minha opinião sobre os torneios é esta: As pensões de reforma são tão baixas que eu nem tenho dinheiro para ir aos torneios. 

 

O Episódio de hoje é literalmente um edit copy edit past adaptado de uma crónica do mestre do humor nacional, Ricardo Araújo Pereira. Retirado do seu livro “Boca do Inferno” das edições Tinta da China, cuja 19ª edição estou de momento a ler, e a aconselhar vivamente a sua compra.

Por certo que não nos levará a mal esta ousadia. Abraço!

 

Por sinal, o próximo número é dedicado na íntegra a Ricardo Araújo Pereira, … só mesmo para chatear, acho que já adivinharam…



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

www.000webhost.com