"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

Esta é uma crónica que pretende ter alguns traços de humor. Os artigos e ou opiniões, não expressam e ou vinculam a Secção de Xadrez da Casa do Povo do Bombarral, nem qualquer um dos seus jogadores ( Sai ás 4ªs Feiras)

 

Zé Bomba – Episódio 6 

 

O Início do Match!
O 1º Campeonato Nacional de Xadrez (1910) parte 2 de 3

Chegados ao Destino, Manuel Sardinha foi o 1º a sair, acenava á Multidão, ouviam-se comentários do tipo “ Xiiii …. Este é de certeza o de Peniche, olha lá como ele está vermelho, que bronze! ….”, Seguiu-se Zé Bombão, literalmente assaltado pelos repórteres, questionado pelas rádios locais sobre o favoritismo para este jogo, limitou-se a dizer “ O Sardinha deu provas na viagem de que é muito bom a comer … “. Como assim? Fizeram jogos treino? Manuel Sardinha tem muito apetite? … Mas Zé Bombão não esclareceu e prosseguir o seu caminho distribuindo autógrafos pelas crianças.

Sobre a noite de véspera, a página encontra-se rasgada, mas rezam as crónicas da altura que Zé Bombão chegou ao quarto depois de um passeio com as gentes locais pelas 2 horas e 45 minutos, e deitou-se pelas 3 horas da madrugada. Manuel Sardinha entrou no quarto pelas 21 horas, e apagou a luz pelas 3 horas e 15 minutos.

Jogo 1 -  Zé Bombão x Manuel Sardinha 16.09.1910

Após 1. e4-d5 2. e4xd5-Dxd5, toca um misterioso telemóvel que estava colocado por debaixo da cadeira de Zé Bombão. Sardinha reclama vitória, o telemóvel desconcentrou-o nesta fase tão importante do jogo! Apesar das explicações apresentadas pelo Bombarralense, inclusive tendo dito que o telemóvel não era seu, o árbitro dá a vitória a Manuel Sardinha, era o 0-1.

Jogo 2 -  Manuel Sardinha x Zé Bombão 17.09.1910

Antes do início da partida, Zé Bombão oferece um sugo laxante a Sardinha, que agradeceu a amabilidade com um riso trocista.
Após 1. d4-d5 2. c4-c6 3. Cf3-d5xc4, Manuel Sardinha começa a ter umas cólicas descomunais, os efeitos sonoros são audíveis, existe publico a afastar-se, as vendedoras de lenços e as de perfumes começam a facturar, e Sardinha sai rapidamente, dirige-se ao WC que estava fechado á chave …. Desesperado regressa ao hotel. O árbitro declara que Sardinha abandonou a partida, era o 1-1.

Jogo 3 -  Zé Bombão x Manuel Sardinha 18.09.1910

A um dia do descanso de tão intensos e desgastantes jogos, com inovações teóricas importantíssimas, após 1. c4-c5 2. g3-g6 3. Cf3-Cf6 4.Bg2-Bg7, Sardinha propõe empate! Zé Bombão decide que é o momento certo para se vingar do que se passou no Campeonato Distrital, diz que vai pensar, aproveita para ir á cervejaria local, depois faz algumas compras, levando lembranças para os amigos do Bombarral, e reaparece 1 Hora e 05 Minutos depois, aceitando a proposta. Era o 1,5-1,5

Para a semana voltarei com o relato final deste Match Histórico!



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

www.000webhost.com