"Este Espaço pode ser seu"

"Este Espaço pode ser seu"

Constantinos - Oficina de Artesanato

cpbombarral@gmail.com

 
 

1ª Sondagem CPB – Maioria não concorda

… com a concentração das jornadas 6 e 7 no actual modelo, mas as opiniões estão muito divididas!

Ora aqui está um resultado que pouco ou nada ajuda na tomada de decisão sobre o futuro modelo competitivo, nomeadamente na questão de se jogarem de forma concentrada as rondas 6 e 7, neste caso as duas últimas, no que concerne aos Campeonatos Nacionais da Segunda e Terceira divisões do Xadrez nacional.

Não é por causa deste resultado que não se poderão retirar algumas conclusões, é certo que uma maioria clara indiciaria o rumo a tomar, mas esta divisão dos votos também parece indicar que o modelo não é o correcto. E porquê? Exactamente pelo numero dos discordantes e pela divisão de votos. Se um modelo agrada a praticamente 50% e desagrada a outra parte igual, não poderemos estar perante um bom modelo. Se é necessário outro, ou se é necessário aperfeiçoar este já é outra questão.

Os “discordantes” acumularam 79 votos (54%), contra os 68 dos que apoiam o modelo (46%).

Dentro da Maioria dos que não concordam, a preferência vai claramente para que se joguem de forma concentrada apenas na ronda 7 (77%).

Pela nossa parte fica a experiência e o contributo dado … até uma próxima “sondagem”!

 

 

2ª Sondagem CPB

Ao fim de praticamente uma semana de sondagem, a maioria esmagadora dos votantes “aposta” que a 5ª Etapa do Circuito Nacional de Lentas a ser disputada no Bombarral será a menos participada de todas as provas do circuito, com uma presença inferior a 54 participantes. Residual, é o que se pode dizer dos escassíssimos leitores que apostam num recorde absoluto de presenças na prova. Quinze dos 37 votantes tencionam estar presentes, curiosamente anunciaram primeiro aqui do que no chess results a sua presença.

Veremos novamente para a semana como estará o evoluir do sentimento da comunidade xadrezista em relação a esta prova.

 

2ª Sondagem CPB

Ao fim de praticamente duas semanas de sondagem, a tendência tem começado a alterar-se, apesar da maioria continuar a acreditar que a 5ª etapa vai bater um recorde negativo de presenças, a faixa dos “56 a 94” começa a ganhar terreno e a aproximar-se. Confirma-se que não é nada expectável um novo recorde de presenças no circuito, e os que tencionam participar já vão perto do limite mínimo regulamentar de 25 presenças … 1ª etapa quase ultrapassada, pelo menos na teoria, seguem-se novos patamares a atingir. O terminus do III Fide do Pombal também deverá ajudar na tomada de decisão de muitos jogadores, vem aí uma semana decisiva. Todos ao Bombarral!!!

 

2ª Sondagem CPB

A uma semana do inicio do torneio mudança de rumo na sondagem com uma ligeira maioria a prever que o I Torneio de Xadrez Clássico do Oeste / Bombarral integrado no Circuito Nacional de Lentas vai ter um mínimo de 56 presenças, … mas ainda muito por perto “paira” a sombra de que esta poderá ser a menos participada etapa de todo o circuito. A sondagem encerra na próxima 5ª Feira.

 

2ª Sondagem CPB

Chegámos ao fim de mais uma sondagem, desta feita com 85 participações. As sondagens valem o que valem, por esta e a ser verdade, ou seja, caso se situe perto da realidade, cedo se percebeu que esta etapa jamais iria bater o recorde de presenças. As opiniões dividem-se muito entre um recorde negativo (que se perspectiva ás 22.00 de 5ª Feira com 25 inscrições) segundo o chess results, e entre a participação situada no intervalo (56 a 94) o que ainda pode ocorrer se existir um boom de inscrições no último dia permitido. Trinta e três foram os “clik´s” que tencionavam virem a estar presentes no torneio, o que nos leva a crer que o último dia de inscrições poderá vir a ser bastante concorrido. Este era o “assunto do momento”, pelo menos foi o que escolhemos, obrigado a todos pela vossa participação, e até á nossa 3ª Sondagem!

 

 

 

Vem aí a caminho uma crise no Xadrez?

Resultados Finais:

Num universo de 82 clubes que compõem as 1ª, 2ª e 3ªs divisões nacionais, os nossos leitores acreditam (61%) que mais de 10 destes clubes não se inscreverão nos campeonatos nacionais. A ser verdade representaria uma baixa muito próxima dos 15%, o que seria uma notícia muito má para o xadrez nacional. Se os clubes continuarão a existir e apenas não se inscreverão nos campeonatos nacionais, se morrerão de vez, se nascerão outros para os substituir, essas são questões que só mais tarde saberemos. Não quisemos mais do que alertar para esta situação, a verdade essa só saberemos lá mais para o fim do ano, mas talvez não fosse má ideia a FPX ser proactiva e não reactiva perante esta possibilidade.

 

 



Home page
 | Calendário de Provas | Organismos e Informativos | Associações e Clubes de Xadrez | Galeria de fotografias | Jogadores | Jogar online |
Ver partidas |

- Website optimizado para o navegador (web browser) Google Chrome

 

000webhost logo